segunda-feira, 11 de julho de 2011

Benefícios do uso de anticoncepcional

Atualmente os anticoncepcionais não têm apenas a função de proteger a mulher de uma gravidez indesejada, mas também trás alguns benefícios para a saúde da mulher. Por causa da redução dos níveis hormonais na composição deste medicamento ele tem trazido mais benefícios do que efeitos colaterais negativos.

Dentre os benefícios produzidos pelo uso do anticoncepcional oral estão: diminui os sintomas da TPM, previne a síndrome do ovário policístico, melhora da pele e dos cabelos oleosos, evita inchaço e retenção de líquidos, diminui as dores de cabeça, protege contra varizes e vasos nas pernas, protege contra a endometriose. Além de regular o ciclo menstrual, combate as deficiências de ferro e, ao contrário do que se achou por muito tempo, não diminui a libido.

Por ser um método reversível o uso de anticoncepcionais orais são os mais indicados pois preserva a fertilidade da mulher que pode ser recuperada com a suspensão do uso do contraceptivo.

As pílulas de baixa dose vão diminuir o fluxo menstrual e as cólicas menstruais. Elas devem ser prescritas pelo médico que vai observar se a mulher tem tendência para aumento do peso, retenção de liquido, pele oleosa, acne, para então escolher o tipo adequado de pílula para o seu organismo.

As pílulas anticoncepcionais podem ser de três tipos: pílulas monofásicas, multifásicas ou de baixa dosagem. As pílulas monofásicas são aquelas onde se tomam a mesma dosagem todos os dias durante vinte e um dias parando apenas por sete dias para menstruação, os comprimidos  possuem a mesma quantidade de hormônios.

As pílulas multifásicas são de uso continuo, sem pausa alguma, elas possuem pílulas com diferentes dosagens correspondentes a cada fase do ciclo. Geralmente são de dosagens baixas e tem menos efeitos colaterais, mas não devem ser tomadas fora de ordem.

Já nas pílulas de baixa dosagem ou minipílulas há apenas a atuação de um hormônio, elas são indicadas durante a amamentação, devem ser tomados todos os dias assim como as pílulas multifásicas.

Esquecer de tomar a pílula pode acontecer com qualquer pessoa, diante disso deve-se tomar dois comprimidos no dia seguinte, assim que lembrar. Se esquecer por mais de dois dias então espere o final da menstruação e recomece a tomar e use outros métodos anticoncepcionais durante este período. É claro que nesse meio tempo sua proteção pode não ser totalmente eficaz e nem trazer a segurança que o anticoncepcional oral.

0 comentários:

Postar um comentário