A traição é considerada a maior destruidora de relacionamentos, mas quando perdoada pode ser um belo recomeço!
Na novela Passione , a gente se divide em três times: as que querem Berilo (Bruno Gagliasso) com Agostina (Leandra Leal), quem defende que ele fique com Jéssica (Gabriela Duarte), e aquelas que torcem para o italiano de bico doce ficar a ver navios.
Qualquer que seja o lado que você defenda, quando se fala em traição, cada uma tem sua opinião. Isso porque ela é a maior vilã dos relacionamentos: a traição corrói o coração de dor, enche a gente de insegurança e costuma nos afundar numa crise das brabas.
A boa notícia? Quem sobrevive a esse tombo cresce muito - e pode ver a relação ganhar com isso.
"O grande amor consegue vencer o ciúme do passado porque nos leva a compreender os sentimentos que a pessoa amada experimentou e entender que ela virou a página", diz o psicólogo Francesco Alberoni no livro Lições de Amor (ed. Rocco).
Ele explica que só se perdoa uma traição quando o infiel deixa claro que está arrependido. "Quem traiu precisa convencer o outro de que a traição nunca mais irá acontecer."
Como nunca ser traída
- Controle seu ciúme
Sentir-se desconfortável ao ver seu companheiro conversando com uma mulher é natural, ainda mais se a sirigaita for bonita. Mas nada justifica fiscalizar e-mails, conferir celular, fuçar bolsos... Além de ser desrespeitoso, se cheirar colarinho evitasse traição, não teria tanta mulher enganada por aí, não é?
- Liberte-se da dependência
Mal o namoro engatou, você parou de sair com as amigas e nunca mais foi vista sozinha. Com o tempo, abriu mão de seus gostos pessoais porque o amado detesta festa ou ficava triste quando você não estava por perto. Evite essa dependência: não faz bem para ninguém.
- Invista em projetos pessoais
O que você gostaria de fazer que não faz por causa dele? Dançar? Tomar um choppinho com os amigos? Fazer um curso de artesanato? Quando não investimos no que nos traz realização e felicidade, a vida vira um dia após o outro, todos igualmente dedicados ao trabalho e à família. Mas, e você? Invista no que lhe dá prazer.
- Tire o dedo da ferida
Não tem jeito: traição deixa marcas. Mas o tamanho da cicatriz quem determina é você. Se já acabou o relacionamento com o infiel, tente não pensar o tempo todo no estrago que ele fez. Remoer o passado só vai lhe fazer mal e não muda nada. Chore o que precisar, mas dê-se o presente de virar a página.
- Peça ajuda à pessoa certa
Tenha ao menos um bom ombro para lhe dar força. Vale um amigo, parente, psicólogo ou grupo de ajuda, mas nunca seus filhos. Por mais adultos que eles sejam, não saberão lidar bem com o fato de que alguém está fazendo a mãe deles sofrer. Se esse alguém for o pai deles então, pior ainda.
- Defina seu limite
Estabeleça um período para sofrer pelo ex (de preferência, sem que ele saiba de suas lágrimas!). Depois, permita-se uns dias de descanso, para zerar a cabeça, parar de pensar nele e focar em você! Que tal sair mais para dançar? Ou rever aqueles amigos que você abandonou por causa do cafajeste? Ou fazer novos amigos?
Para quem quer perdoar
- Tenha paciência
Dê-se um tempo para que a raiva, o medo da solidão, a humilhação e o desejo de vingança desapareçam do seu coração. Tenha paciência - com você, com ele e com a relação de vocês, que merece uma chance. E não fique testando o moço, porque perdoar só funciona quando é de peito aberto e sem cobranças.
- Relembre os bons momentos!
Toda vez que ficar tentada a remoer a traição, tente se recordar de três bons momentos vividos ao lado de seu amor. Folhear um álbum daquela viagem maravilhosa que vocês fizeram juntos, por exemplo, funciona como um "chega pra lá" no bode e dá forças para recomeçar.
- Comecem a namorar de novo
Não importa se o relacionamento tinha alguns meses ou vários anos, considere seu perdão como uma forma de recomeçar do zero. Isso significa que vocês vão estabelecer novas regras na relação, como conversar mais, passear mais a dois, fazer sexo com paixão... E deixe claro a seu parceiro que você espera, sim, ser reconquistada.
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Você perdoaria uma traição?
Postado por
Jhenny
|
às
sexta-feira, outubro 14, 2011
|
Marcadores:
Relacionamento
|
Estou lendo: Você perdoaria uma traição?Tweet this!
| Feed.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário