Apesar de ser uma prática antiga, passar álcool de uso doméstico na pele do bebê não ajuda a baixar a febre e ainda por cima coloca a criança sob risco de uma intoxicação.
Ao evaporar, o álcool causa uma sensação de rápido resfriamento da pele, como uma brisa fresca. Mas, na realidade, essa mudança provoca o efeito contrário: a queda repentina da temperatura faz com que o organismo do bebê entenda que é preciso elevá-la.
Além disso, a criança pode sofrer intoxicação ao aspirar o álcool ou absorvê-lo pela pele. Se ela estiver com algum arranhão ou machucadinho, o álcool também pode causar ardor na área. Por essa razão, aliás, não é recomendado misturar álcool ao banho do bebê, como se fazia tempos atrás.
Há muitos tipos de álcool de uso doméstico à venda, porém nenhum deles deve ser usado para tentar controlar uma febre, segundo orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Se você achar que a febre está deixando o bebê desconfortável, pode dar um remédio antitérmico conforme a recomendação de dose do pediatra (nunca dê remédio algum que não tenha sido indicado pelo médico).
Você também pode colocá-lo em um banho morno. Caso ele tenha tomado alguma medicação, é melhor esperar uns 40 minutos para fazer isso. Mas o banho não é imprescindível -- só dê se achar que seu filho vai se sentir melhor.
O banho para baixar a febre deve ser morno, e nunca frio ou gelado. "Além de ser insuportavelmente desconfortável para alguém com febre, o banho frio provoca a constrição dos vasos da pele, impedindo um dos mecanismos de defesa, a vasodilatação", explica o pediatra Fábio Picchi Martins.
O resultado é que, depois do banho frio, a temperatura até cai, mas sobe mais ainda logo depois.
Durante a febre, mantenha o bebê vestido com as roupas adequadas para a temperatura ambiente, isto é, nem agasalhado demais nem de menos. Capriche na ingestão de líquidos, para não correr risco de uma desidratação, que pode ocorrer sem você nem perceber, devido à transpiração excessiva.
Dar ao bebê uma grande quantidade de líquidos ajuda a minimizar efeitos colaterais de algum medicamento que ele esteja tomando.
Febre sempre assusta, principalmente se os pais são de primeira viagem. Mas, em geral, a elevação da temperatura faz parte do processo natural de combate a algum tipo de infecção, e ela em si não é necessariamente prejudicial.
No caso de bebês de até 3 meses, é preciso falar com o médico. Siga direitinho as orientações do pediatra para febre em bebês ou crianças um pouco maiores.
terça-feira, 26 de julho de 2011
compressas de álcool ajudam a baixar a febre do bebê?
Postado por
Jhenny
|
às
terça-feira, julho 26, 2011
|
Marcadores:
Guia Do Bebê
|
Estou lendo: compressas de álcool ajudam a baixar a febre do bebê?Tweet this!
| Feed.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário