segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dicas para se obter sucesso no trabalho

A primeira dica importante é o autoconhecimento. Esteja disposta a listar suas qualidades e defeitos, assim será mais fácil lidar com as dificuldades no meio profissional. Seus pontos fortes podem ser trabalhados para que você se destaque em suas atividades e os fracos podem ser controlados de forma a ajudar ao invés de atrapalhar.

Como assim? Pontos fracos ajudarem? Tudo é forma de encarar e agir, por exemplo, se você é uma pessoa mais fechada, não é muito simpática isso pode ser um fator positivo para se ganhar respeito no ambiente de trabalho. Claro que se deve trabalhar para que consiga ser o mínimo agradável possível com os colegas de trabalho.

Outra boa dica é que você busque sempre o meio termo quando se trata de convivência e postura. Seja legal com os colegas, mas sem exageros para não correr o risco de não ser levada a sério. Solidariedade com todos mesmo quando se trata de trabalho é bem-vinda, mas tenha cuidado de manter-se no ideal, pois podem se aproveitar de sua boa vontade achando que você não sabe dizer ‘não’.

Imponha respeito, mas sem correr o risco de ser vista como chata ou coisa parecida. Demonstre sempre disposição para trabalhar mais e aprimorar seus afazeres, mas não permita que achem que você está disponível 24 horas para isso, ao contrário você virará escrava do trabalho.

A aparência é sim um ponto favorável a qualquer tipo de funcionário. Portanto, esqueça aquela idéia de que sua capacidade supera tudo. Não que você não consiga se destacar profissionalmente por sua habilidade, mas se unir isso a uma boa apresentação ganhará mais credibilidade. Mas permaneça no meio: não vale ser relaxada, nem ‘perua’. Deixe seus ‘modelitos’ chamativos e decotados para eventos bem longe do trabalho.

A terceira dica é no que você pode exagerar: sempre esteja disposta a ganhar novos conhecimentos e aberta às novidades. Quando uma nova tecnologia for implantada no seu local de trabalho, demonstre verdadeiro interesse em se capacitar. Lembre-se de que quando a internet finalmente tomou conta do mercado muitos ficaram para trás. Mesmo quando a empresa não fornecer cursos para o aprimoramento de sua função, faça por conta própria. Refinar seu conhecimento é sempre válido e reconhecido pelos chefes.

Vá além de seus atributos profissionais. Não custa ficar atenta às notícias, deixe como sua página inicial do computador algum site informativo e crie o hábito de lê-lo antes de acessar outra página. É muito positivo que em conversas informais com as pessoas do trabalho você tenha conhecimentos gerais e opinião.
Cuidado com opiniões! Ficar quieta é melhor do que dar uma opinião sem conteúdo ou descabida, na dúvida somente demonstre que você sabe do que estão falando, sem dar uma opinião pessoal.
Agora, arregace as mangas e mãos a obra!

0 comentários:

Postar um comentário