segunda-feira, 17 de outubro de 2011

11 verdades e mitos sobre higiene íntima

Saiba mais sobre o uso de absorventes e sabonetes vaginais e evite problemas ginecológicos
O sabonete íntimo é igualzinho ao sabonete comum?
Mito
Os sabonetes íntimos têm um grau de acidez semelhante ao da região genital. Por isso, eles reduzem as chances de irritação na vagina. Porém, segundo os médicos, o ideal para higienizar a vagina é usar água e sabonete neutro (ou de glicerina).

Absorventes perfumados podem dar alergia?
Verdade
O ideal é usar absorventes sem fragrância. Afinal, a ação de substâncias perfumantes pode causar ardor, alergias, coceira, fissuras externas e até dor na relação sexual.

Faz mal usar sabonete íntimo diariamente?
Mito
Desde que o sabonete íntimo seja de pH neutro e sem perfume, não há problema. Os sabonetes comuns costumam ser ácidos demais ou de menos para a higiene diária da mulher.

As calcinhas de algodão são mais recomendáveis que as de material sintético?
Verdade
A calcinha ideal para o dia-a-dia é a branca de algodão, porque facilita a transpiração e a ventilação da vagina. A cor também é importante: algumas calcinhas com cores berrantes podem liberar substâncias químicas do corante e causar irritação.

O protetor de calcinha pode ser usado diariamente?
Mito
O protetor de calcinha diário é contraindicado, porque a região vaginal não deve ser muito abafada. O uso constante desse produto pode provocar corrimentos, coceira e infecções, porque torna o local excessivamente quente e úmido.

Lenços umedecidos para higiene íntima podem ser usados todos os dias?

Mito
Lencinhos umedecidos — das mesmas marcas dos sabonetes íntimos — podem ser guardados na bolsa e são ótimos para situações de emergência. Só não devem ser usados todos os dias, pois podem causar irritação e coceira.

Absorventes internos podem causar cólica?
Mito
A maioria das mulheres sente-se confortável com o uso de absorventes internos e não tem problemas com ele. O uso desse produto não tem nada a ver com a cólica menstrual.

O absorvente interno pode tirar a virgindade?
Mito
Mesmo mulheres virgens podem fazer uso do absorvente interno. Esse produto não rompe o hímen: essa membrana é elástica e resiste bem à colocação de absorventes internos.

É melhor usar papel higiênico branco e sem perfume do que os coloridos ou perfumados?
Verdade
O perfume e a tinta do papel higiênico podem agredir a mucosa vaginal e irritá-la. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, dor ao urinar e dor na relação sexual.

O banho com água fria é mais indicado para a higiene íntima?
Mito
A água fria agride menos a pele do que a quente, mas para a higiene a temperatura da água é indiferente.

0 comentários:

Postar um comentário