As gorduras são nutrientes tão essenciais quanto as proteínas ou carboidratos. A gordura ajuda a construir as paredes de todas as células do nosso corpo e pode ser um bom regulador da tensão arterial.
Uma dieta equilibrada deve conter 30% de gorduras. Dessas, um terço de saturadas de dois terços de insaturadas.
Óleos e gorduras estão classificados como alimentos energéticos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Estão na base da nova cadeia alimentar e devem ser consumidos diariamente, em pequenas quantidades.
Veja os tipos de gorduras.
Gordura Insaturada (Monoinsaturadas e Poliinsaturadas) — A Gordura "Do Bem"
As gorduras insaturadas são as "gorduras do bem". Essas gorduras ajudam na redução do LDL – colesterol, também conhecido como colesterol de baixa densidade — responsável por provocar danos cardiovasculares. Além disso, auxiliam no controle dos triglicerídeos e do colesterol total.
Também são importantes transportadores de nutrientes para dentro das células e indispensáveis na formação dos hormônios sexuais.
Fazem parte da família das gorduras insaturadas o Ômega 3, o Ômega 6 e o Ômega 9 (ou ácido oléico), que nada mais são que gorduras — apenas com diferentes estruturas químicas.
Cada um das três gorduras acima (Ômega 3, 6 e 9) possui uma função quando ingeridas e estão presentes em diversos alimentos, podendo estar em grandes quantidades em um mesmo alimento.
Fontes de Gorduras Insaturadas
- Abacate
- Óleos vegetais (como os de oliva, gergelim, soja, girassol e óleo extra virgem de coco)
- Cacau (chocolate amargo)
- Castanha do Pará, amêndoas, nozes e avelãs
- Linhaça
- Salmão, sardinha, atum e trufa
- Amendoim
Gordura Saturada
As gorduras saturadas são as "gorduras do mal", pois aumentam o nível do colesterol ruim (LDL) no sangue e, como consequência eleva os riscos de problemas cardíacos.
Fontes de Gorduras Saturadas
- Carnes gordas e a pele do frango
- Leite, iogurte, queijos amarelos
- Manteiga
- Frituras
- Coco
- Azeite de dendê
- Manteiga de cacau
A trans é o pior tipo de gordura. A trans não só aumenta a taxa de LDL, como também diminui o HDL. Está na gordura vegetal hidrogenada, presente nos alimentos industrializados.
Fontes de Gorduras Trans
- Salgadinhos
- Pratos congelados
- Margarina
- Sorvete
- Maionese
- Bolachas recheadas
- Biscoito amanteigado
0 comentários:
Postar um comentário