quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Como tirar o leite materno

O que significa ordenhar o leite materno? 
A ordenha é o ato de tirar o leite dos seus seios, seja com as próprias mãos ou com a ajuda de uma bombinha. Além da amamentação, é a única forma de tirar o leite da mama. 


Após extrair o leite, você pode armazená-lo em mamadeiras ou algum outro tipo de recipiente apropriado (ambos previamente esterilizados) e utilizá-lo para alimentar seu filho a qualquer momento. 


Se por um acaso toda essa linguagem sobre "ordenha" faz você se sentir um pouquinho como uma vaca, saiba que não está sozinha! A analogia passa pela cabeça de muitas mulheres. 


Vale a pena tirar meu próprio leite? 
Caso você vá passar algum tempo longe do seu filho (horas ou até um dia inteiro), a retirada manual ou por bombinha do leite possibilita que você o armazene e que outra pessoa possa dá-lo ao bebê. 


Dessa forma, a criança continua se beneficiando das incríveis propriedades do leite materno, e você fica com um pouco mais de flexibilidade para se ausentar. 


A ordenha do leite também serve para aliviar seios muito cheios e empedrados ou ingurgitados, além de aumentar sua produção. Outra vantagem é que ela prolonga o período da amamentação, porque mantém a produção constante mesmo que você fique temporariamente impossibilitada de dar de mamar. 


Como se tira o leite materno? 
Há duas maneiras de se fazer isso. Se você só precisa tirar o leite de vez em quando -- para poder revezar nas mamadas noturnas com seu parceiro, por exemplo, ou para poder dar uma saída mais demorada sem o bebê -- talvez consiga se virar tirando o leite manualmente. Este é sem dúvida o jeito mais barato, porém leva tempo e requer certa prática. 


Algumas mulheres, no entanto, acham a ordenha manual mais fácil do que a com uma bombinha. 


Lave bem as mãos antes de começar. Em seguida, posicione seu polegar mais ou menos 4 centímetros acima do mamilo, e os outros dedos abaixo, a fim de formar um "C" em volta da aréola. 


Aproxime então o polegar do indicador, pressionando a mama e ao mesmo tempo forçando a mão toda na direção do seu próprio corpo. Diminua a pressão e repita o processo, em movimentos rítmicos. Se o polegar e o indicador estiverem perto demais do mamilo, você vai sentir dor e não conseguirá tirar o leite. 


Depois de alguns minutos, rode um pouco a mão para tirar o leite de todos os ductos da mama. Quando o leite estiver saindo, incline-se um pouco para a frente e use um recipiente de boca larga, já esterilizado, para coletá-lo. Potes de vidro (de café ou maionese) com tampa plástica são boas opções. 


Uma boa dica é treinar a ordenha manual durante o banho -- a água morna vai ajudar, até você pegar a prática e começar a guardar o leite. 


As bombinhas elétricas e manuais tendem a ser mais rápidas e eficientes. Nas elétricas, você colocará junto ao seio uma peça de sucção, ligará a máquina e a deixará fazer o trabalho de extrair o leite e transferi-lo para um recipiente conectado. 


As bombinhas manuais também se utilizam de uma peça de sucção, mas é você quem tira o leite ao apertar um mecanismo, em vez de contar com a pressão feita através de um equipamento elétrico. 


Em média, leva-se de 15 a 45 minutos para esvaziar os dois lados. As boas bombinhas tentam imitar o movimento de sucção dos bebês, estimulando a "descida" do leite sem causar dor. 


Para escolher a bombinha mais adequada às suas necessidades, considere, além do preço, o quanto pretende usá-la e também quanto tempo terá disponível para tirar o leite. Se você trabalha fora e tem um dia muito atrapalhado, talvez seja difícil encontrar tempo livre, e valha a pena investir em uma bombinha elétrica. Esse tipo de equipamento é bem caro, mas pode ser alugado, pelo tempo que você precisar, em várias cidades do Brasil. 


Informe-se com o pediatra ou com o obstetra, ou ainda pergunte na maternidade em que deu à luz. 


Agora, caso você só vá ordenhar o leite ocasionalmente, para que seu parceiro ou outra pessoa possam dar uma mamadeira para o bebê, uma bombinha manual, bem mais barata, é suficiente. Evite as que têm bulbo de borracha, que podem sem mais propensas a contaminações. 


Assim como a amamentação em geral, a ordenha do leite, seja com a bombinha, seja com as mãos, também requer alguma prática, um pouco de paciência e muita tranquilidade. 


Quando estiver tentando, mantenha os movimentos ritmados, mas pense em alguma outra coisa -- de preferência no seu bebê (mas também pode ser assistindo a um programa de TV). Assim você aliviará a tensão e, quando se der conta, estará ordenhando uma boa quantidade de leite. 


Lembre-se: Tanto na ordenha manual como na com bombinha, os primeiros movimentos servem para estimular a produção de leite, portanto é normal que não saia nada nos primeiros minutos. Não desista! Quando você menos esperar, vai ver o leite esguichando. 


Como armazenar o leite materno coletado? 
O melhor método é colocar o leite em mamadeiras esterilizadas e que tenham uma tampa que vede bem, armazenando-o na geladeira ou no freezer. 


Na geladeira, as mamadeiras devem ficar na parte de trás, longe da porta, a uma temperatura de cerca de 4 graus Celsius ou menos. Use o leite refrigerado em um prazo máximo de cinco dias. No freezer, a uma temperatura em torno de -18 graus Celsius, o leite poderá ser guardado de três a seis meses. 


O processo de congelamento destrói alguns dos anticorpos presentes no leite, por isso procure só congelar mamadeiras que realmente não serão consumidas logo. Ainda assim, o leite materno congelado é muito mais saudável e oferece maior proteção contra doenças do que as fórmulas lácteas em pó. 


Atenção: Não encha o recipiente que vai congelar até a boca. Os líquidos "aumentam" de tamanho quando congelados, por isso deixe sempre uns dois dedos de folga. 


Para descongelar o leite, ponha a mamadeira em uma tigela com água quente ou coloque-a sob água quente da torneira, ou ainda descongele na geladeira mesmo durante a noite. Não use o microondas (para descongelar ou esquentar), já que ele mata os nutrientes do leite materno. E nunca guarde sobrinhas de leite tomado para oferecer depois. Os especialistas recomendam descartar qualquer quantidade de leite que tiver ficado na mamadeira. 


Preciso de mais algum acessório para tirar o leite? 
Para tirar, não, mas talvez você precise comprar alguma bolsinha térmica para transportar o leite caso esteja fazendo a ordenha no trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário